A Building Design laçou seu ranking anual, o WA100, das maiores empresas de arquitetura do mundo. Chegando no 1º lugar (passando do 2º no ano passado) a Aecom, com 1.370 funcionários no mundo todo, bem próximo está a Gensler com 1.346 funcionários). Completando os três primeiros colocados está a IBI Group (1.129 funcionários). Aecom, Gensler e a empresa baseada no Japão, Nikken Sekkei (4º lugar) foram as Top 3 em 2012, cada uma fazendo mais de 400 milhões de dólares em prestação de serviços.
Das 10 maiores empresas, 5 estão na América do Norte, 3 na Asia e 1 no Reino Unido (Aedas, em 5º está em dois países, China e Reino Unido). É uma tendência similar em toda a lista - como você pode ver no gráfico que compilamos, empresas norte-americanas continuam a ser os maiores empregadores de arquitetos e os mais altos salários. Embora o Reino Unido represente a metade do número de arquitetos empregados nos EUA, as empresas britânicas ganharam quase a mesma coisa em receita.
Curiosamente, as únicas empresas que estão no Top 10 da Building Design e no Top 5 das empresas mais admiradas em 2012, foram a Gensler (2º maior e 4º mais admirada) e Foster & Partners (10º maior e 1ª mais admirada). Zaha Hadid Architects (que divide o número 5 de mais admirada com a Rogers Stirk Harbour & Partners, ficou em 45º maior empresa).
Veja o nosso gráfico e a lista completa das maiores empresas.